sábado, 29 de outubro de 2011

0

Suba


Militar Subotic é o nome verdadeiro desse músico, compositor e produtor sérvio erradicado no Brasil, mais conhecido como SUBA.  Acho que deveria ser escrito "SUBA!" , sempre acompanhado de exclamação -  falo isso pelo trabalho e pela história do cara.  Acredito que se trata de uma das melhores coisas que já foram postadas aqui e das que ainda estão por vir. Deslumbrante!

É um músico com formação erudita (não gosto desse termo, mas acho que dá pra saber do que estou falando), quando jovem estudou a música folclórica de seu país natal e lá compunha músicas para teatro. Como bolsista da Unesco, na década de 1990, chegou ao Brasil para estudar a  música daqui  em meio à baderna política que nosso país passava naquele momento ( Governo Collor, impeachmeant, implantação do Plano real, etc.,etc. ...) e por aqui se perdeu em sentido literal - ficou apaixonado,entusiasmado e resolveu fixar suas raízes em São Paulo.



 O cara trabalhou na produção de álbuns de muitos brasileiros bons e ilustres: Marina Lima, Mestre Ambrósio,  Edgar Scandurra do Ira!, Edson Cordeiro, Arnaldo Antunes, Dinho Ouro-Preto, Daniela Mercury. Praticamente trouxe à luz cantoras como Katia B e a Cibelle (Essa é de arrancar suspiros, um de nossos melhores produtos de exportação). Alavancou a carreira de ninguém mais ninguém menos que Bebel Gilberto, produzindo o álbum "Tanto tempo". É isto que ele fez: chegou, "colocou o dedo" e saiu por aí ousando e dando uma cara nova à música brasileira. Ele é responsável pelas roupagens eletrônicas da mais alta sofisticação que se pode imaginar.

Infelizmente, ele faz parte do hall dos artista que se vão muito cedo. Sabe-se lá se foi por um curto-circuito em seu estúdio/apartamento ou se ele dormiu com o  cigarro aceso, mas o incêndio ocorrido em 1999 acabou por encerrar a história e carreira de Suba. Nesse período ele estava trabalhando na produção do disco da Bebel Gilberto e voltou com o intuito de salvar o que já havia sido produzido e de lá não retornou mais.


O disco "São Paulo Confessions" (Nome dado em homenagem à cidade em que se instalou) foi lançado na Bélgica meses antes de seu falecimento, sob o selo  "Ziriguiboom". Aqui no Brasil, graças a seus amigos que montaram o Instituto Suba, foi lançado no ano seguinte.  Destaco todas! Hahah! Indico esta RESENHA do site "CliqueMusic" (Lá eles chamam o produto musical do Suba de drum 'n' bosssa!!! Adorei!)
Veja abaixo o clipe "Sereia amor d'água" que conta com aquele vocal sedutor e insinuante da Cibelle:
________________________________________

SÃO PAULO CONFESSIONS (2000)


1 Tantos Desejos – Suba – (Taciana & Suba)
2 Você Gosta – Suba – (Taciana, Marcelo Paiva & Suba)
3 Na Neblina – Suba – (Suba)
4 Segredo – Suba – (Katia B. & Suba)
5 Antropófagos – Suba – (Suba)
6 A Felicidade – Suba – (Tom Jobim & Vinicius de Moraes)
7 Um Dia Comum (Em São Paulo) – Suba – (Suba)
8 Sereia – Suba – (Béco, Cibele & Suba)
9 Samba Do Gringo Paulista – Suba – (Suba)
10 Abraço – Suba – (Arnaldo Antunes & Suba)
11 Pecados Da Madrugada – Suba – (Suba)
12 A Noite Sem Fim – Suba – (Suba)


DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário