domingo, 29 de julho de 2012

0

Everything But The Girl


"Everything But the Girl". De uma banda que leva um nome como esse não podemos esperar "mais do mesmo". Também não podemos esperar pouca coisa quando observamos esse olhar  tão expressivo da vocalista Tracey Thorn. Além da voz serena da Tracey e seu toque melancólico na medida certa, com propriedades quase sedativas, EBTG (como a banda também é conhecida) conta com o talento do multi-instrumentalista Ben Watt.


O surgimento dessa banda se deu em 1982, na cidade inglesa de Hull. Alíás, foi o slogan de uma loja de móveis dessa cidade que serviu de inspiração para esse nome tão peculiar. Lá estava escrito "for your bedroom needs, we sell everything, but the girl" ( "para as necessidades de seu quarto, vendemos tudo, exceto a garota").

Acho que classificar o EBTG como Chill Out não é nenhum crime, já que o som que eles fazem é um  downbeat bastante suave, que dialoga com o Trip Hop e o Downtempo. Não é justo deixar de comentar que a influência do Jazz é gritantemente notável (ouça o som "Almost Blue", de Elvis Costello, para entender o que estou falando). A Bossa Nova é outra forte referência dessa banda. Inclusive eles tem uma versão de 'Corcovado' que é simplesmente uma delícia de se ouvir - com um sotaquezinho pra lá de charmoso e uma roupagem eletrônica muito inteligente.

Everything But the Girl - Corcovado

Sabe aquele tipo de música que todo mundo conhece, já ouviu alguma vez, mas ninguém sabe de quem é? Esse é o caso de 'Missing' - o maior sucesso dessa banda... é comum quando estamos em algum lugar, bares, cafés, festas, ou até mesmo no carro, tocar 'Missing' e ouvirmos o comentário  "Nossa! Adoro essa música! Quem toca?". Acho que poucas música tem uma atmosfera mais anos 90 do que Missing - ela realmente tem o poder de nos transportar para outra época, uma coisa meio máquina do tempo.

É fácil pensar que o EBTG é uma banda de música eletrônica do tipo "altamente dançante". Na verdade, a maioria das músicas são extremamente tranquilas. Esse impressão vem do fato de que os maiores sucessos, "Missing" e "Wrong", por exemplo, ter versões remixadas por Todd Terry que chegam a ser mais famosas que as originais. 

Everything But the Girl - Missing (Todd Terry Remix)

Everything But the Girl - Wrong


A Tracey Thorn também empresta sua voz ao Massive Attack no álbum Protection. É dela a voz de uma dos hits mais famosos do Massive Attack.

Massive Attacek feat. Tracey Thorn - Protection


Particularmente, sou muito suspeito para falar do EBTG. Trata-se de uma das coisas que mais ouço. Só tenho a dizer que vale muito a pena baixar o álbum abaixo. Seria justo disponibilizar toda a discografia, mas quando falamos de 30 anos de uma banda não se trata de pouca coisa. Então vou colocar uma compilação dos maiores hits lançada em 2002, chamada  "Like the desserts miss the rain". Nesse arquivo, acrescentei a música "Wrong", que não faz parte da track list original, mas achei que não tem como ter um panorama do que é Everything But the Girl sem conhecer 'Wrong'.


-----------------------------------------------------------------------
Everything But the Girl  - Like the Deserts miss the rain(2002)


1."My Head Is My Only House Unless It Rains"
 2. "Rollercoaster"
 3. "Corcovado"
 4. "Each and Every One"
 5. "Before Today"
 6. "Mine"
 7. "Protection" (Massive Attack with Tracey Thorn)
 8. "Single"
 9. "Tracey in My Room"
 10. "Missing" (Todd Terry Remix)
 11. "Almost Blue"
 12. "No Difference"
 13. "Cross My Heart"
 14. "Mirrorball" 

 15. "A Piece of My Mind"
 16. "Walking Wounded"
DOWNLOAD!

Nenhum comentário:

Postar um comentário