sábado, 27 de agosto de 2011

0

Nitin Sawhney

Nitin Sawhney é indo-britânico e nasceu em 1994. Em linhas gerais, seu estilo é Trip Hop, mas um Trip Hop de primeira (referência mesmo!): mistura jazz, música eletrônica e variados elementos de música regionais (samba, bossa nova, música indiana, por exemplo). Ele atravessa por vários elementos culturais ao compor suas músicas, trazendo à luz contribuições dos mais recônditos locais do mundo. Ele mistura e agrega esses elementos (sons, idiomas, vozes e letras) de uma forma muito sofisticada e moderna .

É difícil falar do Nitin Sawhney sem rasgar seda. O cara tem uma carreira extremamente ampla. Ele compõe, toca variados instrumentos, é DJ, produtor musical, compositor orquestral... em suma, exerce atividades em todo lugar onde a música está presente: comerciais de TV, videogames, teatro, cinema, rádio e TV. É daquele tipo de gente que é premiada por tudo que faz - são tantos prêmios que ficaria até chato falar aqui. Sting, Cirque Du Soleil, Shakira, Paul McCartney, Jeff Beck, Taio Cruz, Imogen Heap, Anoushka Shankar são exemplos de alguns artistas que contaram com seu trabalho como produtor musical. Ainda, suas produções também podem ser encontradas em alguns jogos da Sony Playstation. Ele simplesmente está entre um dos mais versáteis e requisitados produtores musicais da contemporaneidade.

O Nitim Sawhney é aclamado pela crítica de maneira estrondosa. Quando fiz uma revisão sobre sua biografia em alguns sites (inclusive em seu site oficial) os termos “pioneiro cultural” e “revolucionário” foram muito comuns de serem encontrados. Sua criatividade foi uma das características mais apontadas. Como se fosse pouco tudo que já faz, ele ainda encontra tempo para contribuir ativamente na promoção das artes em Geral e assuntos culturais – inclusive, frequentemente, é convidado como patrono de vários festivais de cinema, eventos e instituições educacionais. 

Resumo: É algo que você coloca pra tocar e fica parado ouvindo, porque é bom e gostoso de ouvir . Realmente vale a pena se ater aos mínimos detalhes (Mínimos detalhes é o que mais tem).

No momento, vou disponibilizar dois álbuns: 'Beyond Skin' e 'London Undersound'. Gosto deste último  em especial, principalmente pelas músicas "October Daze",cantada pela Tina Grace, e "Distant Dreams", que conta com os vocais da Rox (Roxanne Tataei), cujo clipe já postei anteriormente ( veja!). Mas tudo é bom! (Tudo e todas!)

'Beyond Skin'(1999)
1. Broken Skin
2. Letting Go
3. Homelands
4. The Pilgrim
5. Tides
6. Nadia
7. Immigrant
8. Serpents
9. Anthem Without Nation
10. Nostalgia
11. The Conference
12. Beyond Skin 

"London Undersound"(2008)
  1. Days of Fire (featuring Natty)
  2. October Daze (featuring Tina Grace)
  3. Bring It Home (featuring Imogen Heap)
  4. Interlude I - Ghost Image
  5. My Soul (featuring Paul McCartney)
  6. Interlude II - Soledad
  7. Distant Dreams (featuring Roxanne Tataei)
  8. Interlude III - Street Sounds
  9. Shadowland (featuring Ojos de Brujo)
  10. Daybreak (featuring Faheem Mazhar)
  11. Interlude IV - Identity
  12. Ek Jaan (featuring Reena Bhardwaj)
  13. Transmission (featuring Tina Grace)
  14. Interlude V - Tension
  15. Last Train To Midnight (featuring Aruba Red)
  16. Interlude VI - Ronald Gray

Nenhum comentário:

Postar um comentário